Os músculos podem desempenhar várias funções em nosso corpo. Eles são formados por diferentes tipos de fibras, as quais influenciam diretamente em sua capacidade de produzir tensão. De um modo geral, o músculo é responsável pelo movimento dos animais. Seu funcionamento se dá pela contração e extensão de suas fibras.
A contração muscular é provocada pela saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que, ao ser conduzido ao músculo pelo nervo, promove o potencial de ação, resultando na entrada cálcio na célula e na saída do potássio (efeito conhecido como bomba de sódio e potássio).
Os músculos variam de tamanho e formato, dependendo de sua localização. Além de exercerem uma grande quantidade de movimentos, eles são importantes para a nossa postura. O músculo pode ser estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Os três tipos possuem as mesmas características, ou seja, podem se contrair, tornarem-se mais tensos, encurtar-se, enfim, tudo em resposta a um estilo nervoso.
O músculo estriado esqueléticos está inserido sobre os ossos e cartilagem e, junto com a pele e o esqueleto, forma o invólucro exterior do corpo. Estriado cardíaco, também conhecido como miocárdio, forma a parede do coração. Além disso, ele possui movimentos involuntários. Já o músculo liso tem uma coloração mais esbranquiçada, estando presente na constituição dos órgãos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário