sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A epidemia de diabetes

Uma epidemia de diabetes se espalha pelo Brasil e por muitos outros

paises , as doenças ifectocontagiosa ,mas a atual exploração de casos de

diabetes obedece a todos os criterios epidemiologicos para a caracterização

de uma epidemia.

O numero atual de 194 milhões de casos dupricara até 2025 a (adiabetes tipo 1 seu insulinodependente ) ,da insulina produzida (tipo 2 ou não insulisno -dependente ),90% dos casos pertencem ao tipo 2 e apenas 10%

ao tipo 1 .Já do tipo 2 ,que se entalam preferencialmente na maturidade estão ligadas ao excesso de peso, á obesidade , a inatividade fisica ,as dieta

ricas em gordura e em alimentos de alto densidade energetica.

É importante lembrar que um adolesente com excesso de peso tem 70% de chance de mante-lo ou então sobe para 80% .Várias pesquisas demontram que perdas de 5% a 10% do peso corporeo podem prevenir ou

pelo omenos retardar o riscode instalação da doença


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As câmaras cardíacas contraem-se e dilatam-se alternadamente 70 vezes por minuto, em média. O processo de contração de cada câmara do miocárdio (músculo cardíaco) denomina-se sístole. O relaxamento, que acontece entre uma sístole e a seguinte, é a diástole.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT1kCoGC1hefArZWPOJzH9MFJfTIuqjFIxE8_Jn_XkJP8SXwmYhdFyBQRsFXw
Frase de Natal: Natal época de felicidade e paz. Esperamos que o Mundo dê conta do mal que está a fazer a si próprio. Pensemos na paz e tranquilidade dos povos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ossos e musculos do corpo humano

musculos-do-corpo-humano.jpg
Os músculos podem desempenhar várias funções em nosso corpo. Eles são formados por diferentes tipos de fibras, as quais influenciam diretamente em sua capacidade de produzir tensão. De um modo geral, o músculo é responsável pelo movimento dos animais. Seu funcionamento se dá pela contração e extensão de suas fibras.

A contração muscular é provocada pela saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que, ao ser conduzido ao músculo pelo nervo, promove o potencial de ação, resultando na entrada cálcio na célula e na saída do potássio (efeito conhecido como bomba de sódio e potássio).

Os músculos variam de tamanho e formato, dependendo de sua localização. Além de exercerem uma grande quantidade de movimentos, eles são importantes para a nossa postura. O músculo pode ser estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Os três tipos possuem as mesmas características, ou seja, podem se contrair, tornarem-se mais tensos, encurtar-se, enfim, tudo em resposta a um estilo nervoso.

O músculo estriado esqueléticos está inserido sobre os ossos e cartilagem e, junto com a pele e o esqueleto, forma o invólucro exterior do corpo. Estriado cardíaco, também conhecido como miocárdio, forma a parede do coração. Além disso, ele possui movimentos involuntários. Já o músculo liso tem uma coloração mais esbranquiçada, estando presente na constituição dos órgãos produtos.





SISTEMA URINÁRIO





O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.

Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.

Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.

Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.